PESQUISAR

sexta-feira, 30 de março de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #7

Na terça-feira fiz prova de História geral e do Brasil, Literatura e Gramática e Redação. Sim, todas as minhas especialidades num único dia. Fazer a prova foi tranquilo, tomara que seja o mesmo ao receber a nota.

Ia fazer prova de Filosofia, Sociologia, Inglês e Fisica, mas todas foram adiadas devido à greve de ônibus, que me fez faltar a aula de quinta-feira pela manhã. 

Aprendi sobre A semana de Arte Moderna, as consequências da Primeira Guerra Mundial, a geopolítica dos Estados Unidos da América, a dinâmica populacional da América Latina, Concordância Pronominal, Função Composta, Dilatação, Doenças virais e Membrana Plasmática. 

Fiz 45 questões de português do Enem de 2009 e errei 7. Sei que já tá bom, mas pelo nível das questões podia ter errado bem menos. 

Para a semana que vem, mais uma bateria de provas. 

domingo, 25 de março de 2012

Um fusca!!

Eu e meu irmão ensinamos pra minha mãe a brincadeira do fusca: Dá um tapa no amigo ao lado toda vez que aparecer um fusca. Se for um new beetle, são 10 tapas.

O problema é que depois disso, apareceu tanto fusca, meu irmão levou tanto tapa, eu ri tanto que fiquei sem ar e com a barriga doendo de tanto rir!


sexta-feira, 23 de março de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #6

Definição da semana: estresse. Foi a semana da primeira prova, que (coincidentemente ou não) pertence a matéria considerada mais complicada por voto unânime de alunos: biologia. Até mesmo quem gosta de biologia reconhece a complexidade.

Já eu, odeio biologia. Reconheço a importância dela, mas não toda. Não entendo por que eu sou considerada uma pessoa com 2º grau completo a partir do momento que eu sei o que é um holoparasita e uma série de outros nomes absurdamente desconhecidos e inúteis para quem não precisar da biologia.

Eu sei, meu comentário soa como uma ignorante por menosprezar conhecimento, sendo que eu tenho plena convicção de que qualquer conhecimento novo é valido, seja ele qual for. Por outro lado, a biologia se divide em duas partes, sendo cada uma delas com seu conteúdo gigantesco, não esquecendo minhas outras 20 matérias e a minha carga horária de 47 horas semanais dentro da escola. Tenho todo o direito de odiar biologia, e agradeço a compreensão caso vocês concordem comigo.

Além do mais, tenho que tentar ao máximo não descontar o meu estresse e suportar o estresse que é descontado em mim, compreender a cobrança dos meus amigos achando que eu sou um gênio que tenho que saber tudo, compreender que por mais que eu estude sempre vai ter muita gente sabendo mais do que eu e eu vou querer me matar por isso, e não posso esquecer de que chutar o balde dá dor no pé.

Por fim, a prova de biologia não foi tão ruim assim (de fazê-la). A tensão sobre ela perdurou até a sexta-feira, e graças à Deus que o fim de semana existe.

No mais, já que infelizmente o mundo não para de rodar para que eu possa estudar biologia, aprendi sobre consequências da Primeira Guerra Mundial, Governo de Nilo Peçanha, Migração Populacional, mais Guerra Fria, Adequação Pronominal, escritores Pré-Modernistas (Monteiro Lobato!), Linguagem vulgar, coloquial e culta, Função Par ou Impar, Função injetiva, sobrejetiva ou bijetiva, Vírus.

sábado, 17 de março de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #5

Começou mais um dia extra-curricular na semana. Fora isso, nenhuma novidade. Na quarta-feira, passei de meio dia às 16h estudando com o grupinho que mora longe e não pode ir pra casa e voltar pra escola depois, por que não dá tempo. Ainda almocei com dois dos meus professores e ri muito.

Agora almoço na rua de segunda a quinta e fico em casa de tarde segunda e sexta, fora fins de semana. Com isso acabei descobrindo que almoçar em casa é bom e paguei a língua por duvidar disso a vida inteira.

Expresso aqui o meu agradecimento à Luiz Eduardo Ferreira, meu professor de biologia, que me presenteou com o livro de biologia que custa 150 reais. Sem mais melação por isso porque ele mesmo disse que tem que manter a fama de mau.

Quinta-feira que vem é a primeira prova, inclusive de biologia, nem preciso falar que estou morrendo de medo dela, né? Socorro!

Aprendi sobre a Primeira Guerra Mundial, a Revolta de Canudos, a Reforma Pereira Passos, a Guerra Fria, a literatura de Cora Coralina, a área e as partes de um círculo, função e suas características, Óxidos, Osmorregulação, Adaptação, Enzimas e Vitaminas.

O dilema cruzeiro-ou-festa continua, mas agora a festa está ganhando, graças à Deus!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #4

Semaninha mais ou menos, de muita preguiça, muito estudo, um certo estresse, mas tudo normal.

Exceto na quarta-feira, que tudo deu errado. Tudo! Mas de novo ficou provado pra mim que há males que vem para o bem.

Fiz minha primeira redação para ser avaliada de verdade, até sonhei com ela. As primeiras provas começaram a ser marcadas, entre a ultima semana de março e a primeira semana de abril.

Não liguei o computador por 1 semana e 2 dias; continuo com estudo pendente.

Aprendi sobre Primeira Guerra Mundial, Revolta de Canudos, Pré-Modernismo, verbos no modo Imperativo Afirmativo, Porcentagem, funcionamento da corrente elétrica residencial, Calor Específico, Hidrocarbonetos, Solução Gasosa, Sucessão Ecológica, Lipídios.

domingo, 4 de março de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #3

Essa semana foi uma bagunça. Ninguém sabe qual faculdade vai ou não aderir ao ENEM, portanto ninguém sabe como fazer com as aulas extras. Essa confusão toda é tão ruim tanto para alunos como para professores, coordenadores, pais... Ninguém sabe de nada mas todo mundo tem que fazer alguma coisa. Acaba sendo um tiro no escuro, uma dança das cadeiras sem musica.

 Acabou que o saldo disso foi que a minha aula extra vai ser apenas quarta-feira, de português, de 16h até as 18h. Já tinha me preparado psicologicamente para fazer também História, mas colocaram no mesmo horário, por incompatibilidade dos professores e por possibilitar uma aula com os 2 professores ao mesmo tempo, já que o ENEM mistura uma matéria com a outra.

Não sei no que isso vai dar, mas não posso fazer nada. Entendi que há muitas questões envolvidas: dinheiro, carga-horaria, conteudo da aula... Não é simplesmente o que eu acho que seria melhor ou mais facil pra mim. Infelizmente, isso implica ficar a toa de 12h até as 16h de quarta-feira, pois moro longe do colegio e não posso ir pra casa e voltar nesse meio tempo.

 Eu podia também fazer outra matéria, para acrescentar conhecimento, mas iria ocupar o tempo que eu estou estudando em casa (e todos os professores dizem que isso não vale a pena. Nunca paguei pra ver, então é melhor acreditar neles) e também iria acarretar algum horario vago pra fazer nada, um tempo perdido.

Sendo que isso foi resolvido de fato na sexta-feira, e ficamos o resto da semana especulando, pensando, tentando entender, inconformados. De resto, tentei lutar contra o sono e o cansaço a semana toda, o ponto alto da minha semana foram os almoços e as crises de riso no meio da aula.

Aprendi sobre: Imperialismo, Primeira Republica Brasileira, questão populacional nos paises Subdesenvolvidos, a geopolitica do séc XX, dois novos tipos de objeto direto, Simbolismo, polígonos regulares e suas características, dizima periódica, lançamento de projéteis, escalas termoelétricas, correntes elétricas, soluções endotérmicas e exotérmicas, bases usadas no cotidiano, compostos organicos e inorganicos presentes no ser vivo, relações ecológicas.

Agora, a partir do dia 12 de março, meu horario vai ser o seguinte: segunda-feira de 7h15 a 12h45; terça-feira de 7h15 a 11:55, de 14h a 18h35; quarta-feira de 7h15 a 11h55, de 16h a 17h45; quinta-feira de 7h15 a 12h45, de 14h a 18h35; sexta-feira de 7h15 a 12h45. Tá bom ou quer mais?