PESQUISAR

Diário de Viagem II

19/07 – Niterói-RJ -> Guarapari-ES
Finalmente, saímos de casa. Era para irmos no sábado, mas só fomos hoje por causa do tempo. Saímos de casa às 7 e meia da manhã. O céu está ensolarado e lindo. Agora já passamos da capital do Rio e estamos na estraga, engarrafados. A paisagem é bonita, a musica no rádio é bastante agradável (two is better than one – boys like girls). O transito está fluindo melhor agora e está difícil de escrever (irrita!). Meu irmão está querendo espiar o que estou escrevendo. O primeiro destino é Guarapari-ES, e ainda faltam algumas longas horas. Daqui a pouco vou dar continuidade à leitura do livro “Becky Bloom – Delírios de Consumo na 5ª Avenida” que li até a metade há um tempinho atrás, e agora pretendo terminá-lo. Paramos no posto de gasolina. Estou escrevendo em tempo real, e pode parecer confuso (parei para ler tudo), mas que eu me lembre é a primeira vez que escrevo na hora em que as coisas acontecem. Parei para pensar que, se eu seguir tudo à risca, nunca vou parar de escrever. Saímos do posto. Acho que nada mais vai acontecer agora, então vou ler. Até mais.

Estamos parados num restaurante no meio da estrada, pois acabamos de almoçar. Desde a última vez que escrevi, li uma boa parte do livro, enquanto o carro seguia mas parecia que não saia do lugar, pois a paisagem é sempre a mesma e não chega nunca em lugar nenhum. Não sei onde estamos agora, mas já tem mais de 4h que saímos de casa e acho que ainda estamos no estado do Rio. Meu maior desejo neste momento é que todos os lugares do mundo tenham WiFi. Minha mãe tentou conectar o notebook aqui mas não deu certo. O carro agora está andando, então agora não vou escrever mais porque a letra fica muito ruim (depois nem eu vou entender) e isso me irrita, porque a letra de mão não acompanha a velocidade do meu pensamento ( presis preciso digitar!). Ia parar de escrever, mas chegamos numa cidadezinha. Acho que é ca Campos. Feinha e pacata (sinceridade mil)... Piada de última hora: No almoço, parou um ônibus cheios de meninos de uns 12 anos, com uniforme do Vasco. Minha mãe disse: “depois algum desses aí vai virar um Bruno da vida” aí eu disse: “não mãe, isso só no flamengo, no vasco não acontece isso não!” Agora há uma cidade o bonita e mad moderna ao fundo, acho que ainda é Campos. É, é Campos. Conhecem? Perto de Macaé, Rio das ostras, Casimiro de Abreu... Minha mãe está querendo um doce estranho que só vende aqui (chuvisco). Devem ter se passado ums uns 5 a 10 minutos sem novidade. Vou voltar ao meu livro. Até breve.

São 3h da tarde. Às 2h havia uma placa sinalizando a entrada chegada em Espirito Santo. Meu pai comemorou, triunfante. Durante Dentro de 1h, chegamos em Marataízes: uma cidade pequena, pacata, sem movimento, onde 90% do comércio é de: Bar do fulano, Açougue do ciclano, e a praia se chama “praia da areia preta”. Estamos passando por aqui porque estamos seguindo a rota do GPS em direção a Guarapari, depois que minha mãe se desentendeu com tanta tecnologia e eu consertei. Sinto que escrevi demais para metade do primeiro dia. Estou na última parte do livro, vou terminá-lo agora. Até logo.

Finalmente chegamos ao primeiro destino: Guarapari. Não sei quanto tempo faz, mas desde a última vez que escrevi, passamos por várias cidades entre Marataízes e Guarapari. Todas elas com chão de barro vermelho, quieto, quase sem população nenhuma... Tomamos sorvete em alguma cidade dessas, e minutos depois chegamos. Aqui é lindo, urbanizado, alegre, adorei. Achamos uma pousada barata e simples, depois de rodar um pouco pela cidade. Resolvemos olhar outras, mas só achamos muito caras, lotadas... Quando voltamos à primeira, o quarto no primeiro andar já tinha sido ocupado e a pessoa não quis trocar. O cara deu um jeito e arrumou um quarto embaixo, mas só tem 3 camas. Meu pai preferiu do que subir escadas. Não sei bem o que vai ser feito ainda. Já tomei banho, e o chuveiro tá com um problema que não quer fechar, então fica o barulho de água pingando, no meio da novela (Escrito nas estrelas) que meus pais estão vendo. Não sei o que iremos fazer depois. Meu desejo continua latejante em mim, e ainda não foi realizado: internet em todos os cantos do universo. De repente a luz do quarto ficou mais forte. O quarto é pequeno, com 1 cama de casal e 1 de solteiro, paredes brancas e uma rosa salmão, quandros com paisagens locais (uma delas ocupando a parede inteira), duas janelas com cortinas laranjas, frigobar, banheiro pequeno e TV menor ainda. O ambiente em si é acolhedor, agradável e eu gois gostei mesmo da cidade. Terminei de ler o livro, gostei muito e recomendo (mas primeiro leia o primeiro livro da série: Delírios de Consumo de Becky Bloom). Se não formos fazer nada mais hoje, quero ler outro livro, mas estou com medo de acabar com eles rápido demais e depois ficar sem nada (trouxe mais 2). A luz ficou fraca, forte, fraca. Meu pai resolveu o problema do chuveiro. Na TV, passou a cotação do café #globoruralfeelings. Vamos sair! Até sei lá quando.
Nem fomos. Acabou de começar o primeiro capítulo de ti ti ti e paramos pra ver. Mas não vou mas mais escrever e vou ver, depois sair.

Andamos um pouco na praia e comemos pizza. Pedimos de calabresa e queijo com bacon. Veio milho na pizza toda, tomate no queijo e bacon na calabresa, além de demorar milênios. Pelo menos tava boa. Veio uma senhora pedir um pedaço de pizza, mas a gente queria comer. Meu pai procurou dinheiro mas não tinha trocado, muito chato. Depois continuamos passeando pela praia, rindo, conversando... Quando voltamos, a dona da pousada resolveu o problema das camas: Arrumou outro quarto com uma cama de casal. Meu pai hesitou em aceitar, pediu um colchão, mas ela não conseguiu arrumar e eles meus pais foram dormir lá no outro quarto. Descobrimos que aqui tem TV a cabo e estamos vendo High School MS Musical 2, não podia ter coisa melhor. Peguei da parte de Everyday. Essas caras lindas, sorrisos, vozes... Ai, muito meus! Meu irmão está recl reclamando que eu falo a mesma coisa toda vez que a gente vê o filme, e olha que não foram poucas vezes. Bom, vou parrar parar de escrever, ver um pouco de TV e dormir.
“Take my hand
Together we Will celebrate”

“Everybody all for one
Our summer is just begun”

___________x___________

20/07 – Guarapari-ES -> Vila Velha-ES -> Prado-BA
Bom dia! Acordamos não tem muito tempo, tomamos um café-da-manhã muito bom e descobrimos que aqui tem rede WiFi (ah se eu soubesse antes!). Entrei no twitter rapidinho, mas já tivemos que ir. To no carro de novo, e acho que vamos pra Vila Velha agora. Paramos no posto para encher o pneu. Daqui pra Vila Velha é pertinho, acho que nem vou ler livro nenhum. Agora são 20min pras 9h da manhã e deve levar mais ou menos 1h pra chegar em Vila Velha. Até mois mais.

Chegamos em Vila Velha há alguns minutos e agora são 9h e meia da manhã. Vamos passear um pouco por aqui. A cidade é movimentada, bem legal. Agora estamos num convento que fica num morro. Subimos de carro. A vista é linda, o dia está ensolarado, então pudemos tirar umas fotos boas. Meu pai e meu irmão subiram a escadaria e eu e minha mãe subimos estamos esperando no carro. Chegaram. Esqueci de contar que na subida demos carona à duas mulheres com uma criança, que estavam subindo a pé. Estamos lembrando muito do meu tio Claudio, isso aqui é muito a cara dele. Vamos para a fábrica de chocolates Garoto. Estamos meio pedi perdidos, meu pai pediu informação e estamos indo. Vou parar de escrever por causa do carro andando. Achamos uma praia linda. Tchauzinho.

Fomos na fábrica. Não visitamos a fabrica em si, primeiro porque tinha que agendar com antecedência, e segundo porque não tem acesso por elevador. Mas fomos na loja da garoto, que é enorme, compramos muitos chocolates. Agora estamos no carro, indo para Prado. São 11h e 20min da manhã e vai demorar para chegar lá. Vou dar uma cortida curtida na paisagem e ler um livro. Até mais. Não sei qual livro. Fui! Só para constar: estamos passando por Vitória, que é linda! Moderna, toda urbana, amei! Vibrei quando vi um shopping e um mc donald’s!

Almoçamos numa cidadezinha do Espirito Santo. Agora são 2h e 10min da tarde. Antes, tirei um cochilo e fiquei com o pescoço doendo. Estamos tentando sair da cidade do almoço: Linhares. À todos os meus amigos, feliz dia do amigo. Ainda não li livro nenhum, mas vou começar o “Histórias de fé para garotas” que ganhei de aniversário. Beijos.

Não sei onde estamos, mas acho que já é Bahia. Paramos num posto na estrada. O carro andou só porque eu resolvi escrever. Enfim, já li um pouco do livro e cochilei de novo. Acordei quando toda a família começou a bater palma no ritmo da música. Quero dormir e ler, ao mesmo tempo. São 4h da tarde, daqui a pouco escurece e não vai dar pra ler, e não tá com nenhuma cara de estar chegando. No momento, a vontade de dormir é maior. Repito que é realmente ruim escrever com o carro andando. Tchau.

Nossa, tem tempo que não escrevo! São mais de 11h da noite, mas se eu deixar pra escrever depois, vou escre esquecer algumas coisas (se já não esqueci). Bom, depois daquela hora, dormi, acordei, dormi, e nada de chegar. Chegamos em Prado-BA não sei a hora, mas já estava escuro. Estamos num hotel bom, mas só há uma cama de casal, então eu e meu irmão estamos na cama, e meus pais em colchões. Assim que chegamos, tomamos banho e eu fiquei um pouco na internet, que só funcionou na área da piscina, então eu fiquei lá sozinha. Depois saímos pela cidade, passeamos e comemos (escondidinho de camarão), tudo muito bom. Voltamos para o hotel há um tempinho, conseguimos fazer a internet funcionar no quarto, então posteei umas fotos no blog (isso vocês já devem ter visto). Quando meu pai foi mexer, a conexão caiu. Eu peguei, voltou. Enfim, né? Agora todos já dormiram. Decidimos que não vamos ver as baleias jubarte porque o passeio de barco é muito caro, então amanhã vamos dar um última voltinha em Prado e vamos para Porto Seguro, deve levar mais algumas horinhas. Agora vou dormir, estou com sono. Até amanhã.

___________x___________

21/07 – Prado-BA -> Porto Seeguro-BA
Bom dia! Estou na parte da piscina do hotel de Prado-BA. O dia está maravilhoso, um sol lindo! Daqui a pouco vamos dar mais uma voltinha pela cidade e seguir para Porto Seguro-BA. A sensação de estar aqui, longe de toda aquela rotina estressante, olhando para um gramado completamente verde e um céu completamente azul, é boa para qualquer um! Mudan Acabei de escrever um texto no final desse caderno, e não sei o que vou fazer com ele. O dono do hotel veio aqui me cumprimentar e saiu minutos depois. Não contei o que já fizemos hoje: Acordamos 8h, tomamos café-da-manhã e ficamos passeando pelo hotel. Aqui tem várias galinhas e um galo, que está cantando sem parar desde a hora que eu acordei. O hot Depois, voltamos pro quarto e eu fiquei na internet, até meu pai querer mexer e eu fui pra fora escrever. Minha mãe me chamou pra irmos. Agora já estamos no carro, andando. Antes de sairmos do hotel, vimos um João-de-barro no poste, com a casinha e tudo. Agora estamos passeando pela cidade. Paramos na praia pra tirar fotos. Vou parar de escrever. Agora são 10h e 20min da manhã. Saímos de Prado. Tchau.

Paramos numa cidade que não sei qual é, pra almoçar. São quase 2h. Ainda vai demorar, porque na saída de Prado, nos perdemos e tivemos que voltar tudo. Dormi, acordei, essas coisas... Só isso, beijos.
Chegamos em Porto Seguro, há um tempinho. Agora são quase 6h da tarde, eu estamos vendo malhação no quarto do hotel. Antes, ficamos andando a pé pela cidade, procurando um hotel bom. Demoramos, mas achamos esse aqui. Depois eu e minha mãe fomos no mercado enquanto meu pai e meu irmão pegavam o carro. Compramos coca-cola, pãozinho, suco... Chegamos no hotel e os homens já estavam aqui. Tomei banho, comi e to vendo malhação. A cidade tem estilo de cidade pequena, mas é movimentada demais. O único ruim é que as ruas já est são de paralelepípedo, já estou cheia de ficar sacodindo! Mas enfim, vou mexer na internet e depois devemos sair, na volta eu escrevo. Até logo.

São mais de 11h da noite. Acabamos de voltar do passeio. Fomos andar por aqui, vimos a praia, a feirinha, compramos blusas, pulseiras e um brinquedo de malabares pro meu irmão. Fomos nas ruas famosas e comemos pizza aqui pertinho do hotel. A cidade tá bem cheia. To com sono mn mas não sei se vou dormir ou vou pra internet. Boa noite.
___________x___________

22/07 – Porto Seguro-BA (Coroa Vermelha e Sta. Cruz de Cabrália)*
Demorei pra escrever hoje, porque não paramos o dia todo. São quase 5h da tarde, e fizemos muita coisa. Acordamos 8h, tomamos café-da-manhã e saímos. Depois da entrada saída de Porto Seguro, havia uma exposição sobre o descobrimento do Brasil. Lá, um menino de 13 anos foi nosso guia, contou tudo da corte portuguesa, dos índios e no final tinha uma réplica de uma das naus do descobrimento, muito legal. Seguimos para Coroa Vermelha, uma cidadezinha onde vivem os índios Pataxós. Fomos à uma feirinha indígena de lá, compramos algumas coisas de madeira para a cozinha, um brinquedo de enigma, tirei foto com um papagaio no ombro, que estava com um indiozinho e minha mãe comprou um cordão também indígena porque a menina que estava vendendo é fofa. Ao final da feira, vimos o local que foi celebrado a primeira missa no Brasil. Depois, fomos à Santa Cruz de Cabrália, onde tem um centro histórico com um presídio e uma igreja da época do descobrimento. A cidadezinha é daquelas pacatas e calmas. No caminho de volta à Porto Seguro, paramos pra almoçar num quiosque na praia, grande, cheio, com um animador de dança aeróbica. Lá conhecendo conhecemos uma menina fofa que vende pulseiras, conversamos com ela mas não compramos pulseira. Voltando para Porto Seguro, fomos a outro centro histórico. Vimos o lugar exato que a frota de Cabral chegou. Vimos a primeira rua do Brasil, com casinhas pequenas estilo “Sinhá Moça”, duas igrejas, um presídio e prefeitura. Lá as casas são para morar mesmo, e as pessoas montam comercio pra sobreviver. Todos esses lugares são preservados e não podem ser modificados. Depois disso, voltamos para o hotel. Meu pai está dormindo, meu irmão no computador e minha mãe foi fazer a unha aqui na frente. Estou com um pouco de dor de cabeça, não sei porque, então devo descansar. À noite vamos sair, não sei pra onde. Até mais.

Acabamos de voltar da rua. São quase 10h da noite. Andamos por umas ruas apagadas, literalmente. À noite só funciona a passarela do álcool, que fomos ontem. O resto fica tudo deserto, apagado e fechado. Depois fomos ao mc donald’s e tomamos mc flurry. Tentamos procurar o shopping, mas não achamos, então voltamos pro hotel. Enquanto eu escrevo, meu irmão está jogando vídeo-game, meu pai vendo TV e minha mãe mexendo no computador. Antes da saída, mexi um pouco no computador, vi malhação, comi pudim que compramos no mercado e tirei um cochilo. Quando acordei, tomei banho e saímos. Agora devo ficar um pouco na internet e depois dormir. Boa noite.

___________x___________

23/07 – Porto Seguro-BA (Arraial d’Ajuda e Trancoso)*
Bom dia. Hoje acordamos mais tarde: 9h. Agora são quase 10h, já tomamos café-da-manhã e mexi um pouco na internet. Daqui a pouco vamos sair, não sei bem pra onde. Na volta eu escrevo mais. Até lá.
São 10h da noite. Se eu soubesse que teríamos tempo a toa na rua, teria levado o caderno, mas acabei deixando-o no hotel. Hoje o dia foi puxado, vou me esforçar pra lembrar de tudo. De De manhã, na saída do hotel, estava chovendo. Parou minutos depois. Fomos pegar a balsa para Arraial d’Ajuda. Tinha uma fila enorme, ficamos muito tempo esperando, dentro da balsa também. Chegando do outro lado, fomos à praia do Mucugê. Ficamos num quiosque lá, com uns garçons bem legais e simpáticos. Inclusive um cara doido, muito engraçado. Ficamos lá algumas horas, antes de almoçarmos choveu de novo. Nos levaram para a parte coberta e almoçamos moqueca de peixe e camarão (muito bom!). Depois, parou de chover. Um pouco depois fomos embora. Pegamos uma estrada pra Trancoso, apareceu um cara de bicicleta, dizendo que o outro caminho era melhor. Ainda bem que ele apareceu! O caminho que íamos tomar e desistimos, era de chão de terra, cheio de buracos! Um tempinho depois chegamos a Trancoso: cidade pequena como todas as outras. Fomos a praia: bonita, vazia... Ficamos um pouco na areia, depois de um tempo fomos embora. Voltando à Arraial d’Ajuda, já estava escuro, paramos no mercado pra comprar umas coisinhas pra comer e fizemos hora dentro do carro. Depois, fomos à Rua do Mucugê – a rua mais charmosa do Brasil, e é mesmo! Uma rua chique, pequena, com algumas lojas e restaurantes, iluminação baixa, minha mãe amou! Andamos por lá, em comi um crepe de nutella (ótimo!), minha mãe comeu um de strogonoff, meu irmão um tomou um sorvete e meu pai um açaí. Depois, choveu. Esperamos um pouco na sorveteria, mas a chuva não passou, então fomos assim mesmo. Logo depois, passou. Pegamos a balsa de novo, a fila tava melhor mas mesmo assim melhorou tivemos que esperar. Choveu de novo, e passou. Chegamos de volta no hotel, tomei banho e to na cama escrevendo, meu irmão vendo TV, minha mãe no computador e meu pai fazendo uma boquinha no frigobar. Demorei meia hora pra escrever, agora são 10h e meia. AchoNo banho veio um texto na minha cabeça, vou tentar escrever e depois dormir. Boa noite.

___________x___________

24/07 – Porto Seguro-BA
São 3h e meia agora, estamos no hotel. De Acordamos 8h da manhã, tomamos café-da-manhã e saímos. Perdemos a hora do passeio de barco pra Recife de Fora, então fomos pra Santa Cruz de Cabrália. Tinha passeio de barco lá, mas não gostamos e não fomos. Tinha uma balsa pra uma outra parte da cidade, então fomos. do Do outro lado não tinha absolutamente nada, então voltamos na mesma balsa. Tot Voltamos pra Porto Seguro e ficamos na praia no complexo tôatôa (famoso aqui). Comemos camarão e peixe, uma delicia! Tomei sol e vimos dois shows de humor, ri muito! Nao Até levei o caderno pra escrever, mas não deu tempo. D Depois dos shows viemos pro hotel, descansar pra sair à noite. Niw Minha mãe e meu pai irmão estão vendo TV, meu pai dormindo e eu vou ficar na internet. | Hoje reparei que, tanto as pessoas daqui, quanto a natureza, esqueceram que estamos no inverno. Tá tudo lotado de turistas, e um sol digno de verão! Pronto, sem mais novidades. Mais tarde escrevo de novo.

Hoje a passarela do álcool foi mais legal. Estou Estava mais vazio e tinha mais espaço porque é sábado, então fecham a rua. Jantamos num restaurante indicado pelo guia 4 rodas, muito bom. Comemos num restaurante indicado pelo guia 4 rodas, muito bom. Comemos uma picanha ótima, e tinha música ao vivo cantada por uma mulher muito legal. Depois fomos andar, compramos mais blusas, brinquedos de enigmas, algumas coisas pra dar de presente, tomamos sorvete e voltamos para o hotel. Agora mirnha minha mãe está no computador, meu pai e meu irmão estão test vendo as coisas compradas, eu ainda não sei se vou dormir agora ou fazer alguma coisa antes. Na TV ta passando um filme estranho e ruim. Vou tentar resolver os brinquedos. Ultima noite em Porto Seguro. São 11h e meia, esqueci de dizer.

“Nasci em Porto Seguro.
Meu nome é Brasil.”
___________x___________


25/07 – Porto Seguro-BA -> Espirito Santo (Vitoria Vila Velha, Guarapari)
Estamos no caminho de volta pra. Acordamos, tomamos café, arrumamos as coisas e saímos. Acabamos de sair de Porto Seguro e vamos pra Vitoria – ES, mas ainda demora muito. Agora são 10h e 20min da manhã, e vou parar de escrever. Até mais.

Estou morrendo de fome. Sâo 2h da tarde e ainda não almoçamos. Até agora há pouco estava lendo, mas parei pra dormir. Perdi o sono e vim escrever. Meu irmão e minha mãe acabaram de acordar. Há pouco tempo chegamos no Espirito Santo. Paredh Parei de escrever pra botar o tênis. Estamos procurando lugar pra comer. Acabamos Até a volta do almoço.

Almoçamos e tomamos picolé. Já estamos seguindo o caminho. Não sei que cidade paramos pe pra almoçar, e ocho acho que ainda falta muito. São 3h da tarde e está celor calor. Teve um trecho que choveu muito, mas passou rápido, umas duas vezes. Agora está sol. Está muito ruim pra escrever. Até logo.

Estamos parados num posto de gasolina em Vitoria porque não sabemos onde tem hotel. São 7h e meia do da noite, não sei o que vamos fazer. Já li o primeiro lir livro, mas escureceu então não dá pra fazer mais nada, espero que achemos hotel logo. Antes, pegamos engarrafamento e não aconteceu nada demais. Vou parar de escrever porque ta me dando dor de cabeça, acho que é de forçar a vista. Beijos.

Agora estamos em Vila Velha, ainda procurando hotel, e parados no posto de gasolina pra abastecer. São 8h da noite agora. Quero passear, mas assim que acharmos hotel vamos tomar banho e dormir. Minha mãe foi ver se aqui tem lanche, meu pai não sei onde foi e meu irmão no banheiro. Voltaram. Meu pai tinha ido pagar a gasolina. Tá escuro agora. Tchau.

Fomos ao mc donald’s, uhul! Vamos continuar a busca, até mais.

Acabamos vindo pra Guarapari. Voltamos pra mesma pousada inicial, mas tá toda fechada. Tem um funcionário querendo entrar, diz ele que tem gente lá dentro e não escuta campainha nem telefone. O dono está vindo, estamos esperando. São 10h da noite, to escrevendo no escuro mesmo. To morrendo de sono, então pode ser que a gente entre e eu durma. É isso.

___________x___________

26/07 – Guarapari-ES -> Niterói-RJ
Bom dia. São quase 9h e 40min, já tomamos café-da-manhã e daqui a pouco partiremos. “Estamos indo de volta pra casa...” sem mais novidades. Meus pais mexeram no computador e agora vamos. Beijos.
Paramos pra almoçar em Campos-RJ. São 1h da tarde. Li um pouco de “M “Marcada”, que também ganhei de aniversário. Vou voltar a lê-lo. Até b breve. Nota: Paramos pra minha mãe comprar o tal do chuvisco, lembram? Agora fui.

Já estou em casa, são 5h da tarde. Não li Marcada até o final, mas falta pouco e achei bem legal. Bom, o fato é que a viagem acabou. Até a próxima.

*Coroa Vermelha, Santa Cruz de Cabrália, Arraial d'Ajuda e Trancoso: são distritos de Porto Seguro - BA