PESQUISAR

domingo, 24 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro

Ontem, 23 de abril, foi dia mundial do livro. Descobri isso tarde demais para escrever sobre isso, então esperei até que hoje chegasse e eu escrevesse me desculpando e homenageando o dia ao mesmo tempo.

Mas como? Mesmo se eu listar os 20 melhores livros, ou os 100 melhores personagens, ou as 200 melhores passagens, não será suficiente. Vejam, gosto tanto de livros que parece que estou escrevendo sobre o aniversário de algum parente.

Mas é que não consigo definir o que é um bom livro, ou o que causa uma boa leitura, nem muito menos estabelecer uma hierarquia entre histórias maravilhosas. Não é justo com os livros.

Não é justo quase ninguém saber quando é o dia do livro, ou sequer saber que existe um dia para isso. Não é justo que a UNESCO tenha reconhecido o dia do livro apenas em 1996. Não é justo que livros virtuais ganhem mais força. Não é justo que seja caro.

Não é justo que os melhores personagens não existam! Pronto, cheguei no ponto onde eu queria.

2 comentários:

kentsu disse...

É verdade! Como o livro foi importante para tantas pessoas! E as próximas gerações devem se preocupar um pouquinho com e como escrevem...
Houve um dia em que não havia um egipcio que sabia ler o que estava escrito nos templos e pirâmides... Mas houve tempos em que os homens copiavam os livros à mão...
Por devoção, muitos copiavam, sem parar os sutras...
E temos acesso aos pensamentos de Fernando Pessoa... graças aos livros!

Rebeca Kim disse...

é isso aí! você deveria escrever, inclusive.