PESQUISAR

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Anos Rebeldes

Eu gosto muito de história. Ultimamente, eu tenho gostado muito de seriados, tanto quanto gosto de filmes e/ou livros. E eu gosto muito de ditadura. Não me entendam mal, eu não gosto do período, mas eu gosto de estudar sobre ele, entendem?

Anos Rebeldes juntou as três coisas em 20 episódios e eu fiquei apaixonada. Para falar a verdade, eu não to escrevendo aqui para fazer propaganda, e sim para ver se eu consigo parar de pensar nessa série, porque eu to realmente com fixação por ela. Já vi todos os episódios e eu quero mais! Mas eu não posso ter mais de uma série que acabou há quase 20 anos!! Então eu escrevo no blog.

O seriado é nacional, de Gilberto Braga, com um elenco sensacional na minha opinião. Foi exibido pela primeira vez em 1992, com ameaças de censura. Retrata desde o ano de 1964 até 1979, misturando ficção, realidade, amizade, amor e política. O núcleo protagonista está centrado em - principalmente no romance entre João Alfredo (Cássio G. Mendes) e Maria Lucia (Malu Mader) - um grupo de amigos que terminaram o 3º ano do ensino médio no colégio Pedro II, e cada um segue sua vida envolvido de maneiras diferentes na questão do regime militar.

Baixei da internet, por indicação da minha mãe, mas fiquei sabendo que está passando no Canal Viva. Sem-querer-querendo, acabei lendo alguns spoilers pela internet que quase me fizeram parar de ver, mas vi até o final e não me arrependo, pois o final é bastante diferente do que o que eu tinha lido.

Não confundam com Anos Dourados, que foi uma mini-série também de Gilberto Braga, também com a Malu Mader de protagonista, mas que retratou a década de 50 e foi exibida na televisão na década de 80.

À medida que eu via um pouco dos episódios, coincidia exatamente com as aulas que eu assistia no colégio, o que ajudou muito, mutuamente. Meu professor disse que não haverá juventude como aquela e, de acordo com o seriado, ele está certo. Quanto a mim, não vou me conformar que a Lucia e o João são personagens ficcionais - ou que se fossem reais teriam agora uns 60 anos.

6 comentários:

Um brasileiro disse...

ola. tudo blz? estive por aqui. muito interessante. gostei. apareça por lá. abraços.

kentsu disse...

Uhmmm... Muito legal esse Post! Eu sou suspeito, pois vivi nessa época!
Como eu disse no comentário do post anterior, vale estudar essa época da história com o olhar atual dos "cara pintadas" ou dos "nariz de palhaço".

mãe do blog disse...

por pouco não vivi nessa época ...e como você mesma disse : se eu vivesse nessa época eu estaria mortinha com farofa ....ou sumida ....quem sabe....com certeza muda não ficaria .

Rebeca Kim disse...

é, eu teria orgulho de você, mas prefiro você assim do meu lado :DD

Primo disse...

tô de olho nesse seu blog!!!!

Rebeca Kim disse...

acho bom!!! rs