PESQUISAR

terça-feira, 17 de maio de 2011

Mais um passo foi dado

Sexta-feira inauguraram o elevador do meu colégio. Antes tinha uma rampa, da qual eu conseguia descer sozinha mas não subir e só dava para o primeiro andar (são 3 no total).

No colégio, além de mim têm mais dois alunos cadeirantes e duas professoras muletantes. Estudo nesse colégio há exatamente 4 anos e 5 meses. Desde então, várias regras e conceitos mudaram lá dentro.

O projeto elevador ficou no papel por uns 2 anos e em obra por 1 ano e 5 meses.

Devido a falta de educação das pessoas em geral, o elevador infelizmente fica trancado e eu dependo de alguém responsável pela chave aparecer. Nos primeiros anos que eu estudei lá, acontecia a mesma coisa com a rampa, pois ninguém acreditava que eu podia descer a rampa sozinha. Ultimamente eles já estavam permitindo, então eu estava totalmente por minha conta, mas sendo carregada no braço dos inspetores para as aulas de multimídia, por exemplo, que só estão no 3 andar.

De sexta para cá, há quem diga que eu chegava mais rápido de rampa. Há quem lute comigo para que, pelo menos, eu tenha a chave comigo em mãos. É uma questão a ser resolvida e pensada.

Mais rápido ou não, é uma conquista e não só para mim. Para mim, o legal mesmo é sair do elevador e ter um grupo de amigos fazendo festa, bando de palhaços. Sigo aquela filosofia de “é um bobalhão mas é meu amigo”.

Outra coisa que mudou ao longo desses 4 anos e alguns quebradinhos, foi que agora tem uma vaga de deficientes na porta do colégio. Se ela é respeitada são outros 500, tanto que sexta minha mãe armou barraco lá por causa disso, quase morreu gente (minha professora e minha amiga como testemunhas).

Hoje, 17 de maio de 2011, terça-feira, por volta das 7 horas da manhã estava eu fazendo o mesmo caminho de sempre, pertinho do colégio. Meio dormindo dentro do carro, vi pendurada ao semáforo uma faixa com alguns dizeres e o simbolo de acessibilidade. Não deu tempo de ler, perguntei se minha mãe tinha visto e ela disse que não, achei até que fosse miragem. No próximo sinal estava outra faixa igual, porém um pouco escondida entre as árvores, mas eu li: ESTACIONAR SEM CARTÃO (de acessibilidade) É FALTA DE EDUCAÇÃO! [simbolo ao lado]

Não era miragem! Pena que estava escondida, e no sinal ao lado da vaga do colégio, não tem. Minha mãe contabilizou 4 ao longo de Niterói.

Dei uma pesquisada aqui e parece que foi uma iniciativa conjunta de Nit Trans, Andef, Projeto Gugu e a prefeitura. Eficaz ou não, é uma conquista grande!

Vamos celebrar.

9 comentários:

kentsu disse...

Enooorme conquista! Sua, de seus amigos cadeirantes e dos professores "muletantes" ?! (nunca escutei esse termo... rsrs)
Abrindo portas para tantos outros alunos... Que legal! Parabéns para todos!
Bem que você poderia subir de elevador e gravar seus amigos te esperando ao abrir a porta!!! Queria ver a festa!! rsrsrs
Estacionar sem cartão de acessibilidade não deveria ser somente falta de educação, deveria ser uma infração passivel de multa e pontos negativos ...
Tudo é vitória! Afinal, também é bom colher frutos das brigas da mãe do blog!!!

Rebeca Kim disse...

A "elevadora" atora tem nome: Rose. batizada pelo Pedro, codinome Dadau, quando eu disse que qualquer comando do elevador aparece a voz de uma mulher.
Não dá para gravar, eles só fizeram festa no primeiro dia, e eu não sabia que eles iriam fazer... São coisas simples que surpreendem e ninguém espera!

cecilia disse...

E para completar agora finalmente consegui uma seguidora nos meus barracos .....a dona do blog !!!! Aleluia !!!! Resolveu lutar pelos próprios direitos !!!!

Rebeca Kim disse...

claro, eu tive que fazer alguma coisa antes que você enfartasse do coração no meio da rua

Mercedes disse...

Eu já vi essa placa!!!Tava mais do que na hora mesmo ter algo do tipo espalhado pela cidade! Se espera que agora pelo menos as pessoas respeitem mais!!

Lindinhas, to sumida porque to fazendo meu projeto final na faculdade, em 3 meses serei arquiteta e urbanista oficialmente!=D
Por isso ando sumida! Alias, estou fazendo uma livraria em Icaraí que tem todo um aparato para acessibilidade, tudo dentro da Norma! Você sabe que foi uma insiparção por várias razões né?! =D

Beijos, beijos!!

Ahhh qual será o próximo show?!

Rebeca Kim disse...

Uhuuuu! Tá preparada pra projetar minha casa?? =DD hahaha
Essa livraria é na miguel de frias, na UFF? Essa da UFF eu nunca entrei, mas ela tem uma rampa que parece perfeita, fico tentada a entrar só pra subir a rampa... rs
To doida pro proximo show, o rock in rio foi pro espaço... Se souber de algum me avise!
Beijosss!!

Mercedes disse...

To mais que preparada!!!!=D Só me pedir!!
Não.. minha livraria por enquanto não existe! Só em projeto! Mas depois que me formar vou tentar viabiliza-la!!
Mas essa da UFF é muito bom mesmo! Ainda n tive a oportunidade de entrar, mas to querendo muito ir conhecer!
Meu próximo show é do Jack Johnson!6 de junho! Adoooooro! Eu já fui em um e adorei! super indico!
bjsss

cecilia disse...

Até que enfim a Ted apareceu !!!! E aproveito esse espaço para dar os parabéns em dobro !!!! Pelo aniversário e pela formatura !!!! Você merece muito mais !!!! Tenha um futuro brilhante ...beijos ( tudo isso é para Ted )

Rebeca Kim disse...

pooooxa, queria ir no do jack johnson, mas a minha mãe puxa-saco não deixou.