PESQUISAR

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Eu sou brasileira: com muito orgulho, com muito amor

Se você leu o título no ritmo da música, vai entender meu texto. Se você ouviu 190 milhões de vozes cantando juntas, nem precisa ler pra entender.

Já pensei em escrever esse texto há muito tempo, mas só agora reuni argumentos válidos o suficiente. O fato é que eu tenho me descoberto cada vez mais brasileira, e to feliz com isso.

Pra mim, se você é algo, tem que ser de verdade: assumir o que é, e batalhar por isso. Sou cristã, cadeirante, vestibulando, descendente de japonês, vascaína, brasileira.

Verde e amarelo, samba, axé, rock, mpb, garra, fé, praia, campo, preto, branco, pobre, rico, asiático, índio, abraços, sorrisos, futebol, Brasil. Cheio de defeitos e muita vontade de crescer.

Tem muita coisa errada, sim. Mas eu, na condição de jovem, estudante, inquieta, se eu não acreditar nesse povo, não consigo mais dormir. Se eu não enxergasse que a sociedade tá mudando e mostrando que é capaz de melhorar, não seria capaz de enxergar mais nada. Se eu não assumisse que eu sou um deles (nem melhor, nem pior, apenas mais uma brasileira) aí eu não seria capaz de ser ninguém.

E você, que discorda de mim, pode tá usando roupa americana, comendo comida chinesa, mas o seu pensamento é brasileiro. Quando sair do país, não vai adiantar dizer que torce pro Santos, tem que dizer que é brasileiro. Puro e genuinamente brasileiro, com todas as misturas que tiver direito. Língua, costumes, cultura, tudo brasileiro. E é melhor se orgulhar.

Afinal, nossos campos têm mais flores, nossas vidas mais amores. Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil.


10 comentários:

Vinicius. C disse...

Olá!!

Seu blog [e ótimo suas ideias válidas adorei ter estado aqui e vou voltar!!

Se puder, venha conhecer o Alma beijo!

kentsu disse...

Não sei o que causou esse post... mas é um sentimento que compartilho!!! Adoro o Brasil e acredito nele!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu por ser filho de militar, o que me acaba fazendo ter umas idéias um pouco mais radicais sobre a questão do patriotismo, às vezes fico meio decepcionado com algumas coisas que vem acontecendo, mas por mais que eu às vezes chute o balde ( http://cripplerooster.blogspot.com/2011/11/motocicletas-relacao-entre-desempenho-e.html ) eu não vou negar que eu ainda tenho alguma esperança em ver as coisas sendo feitas do jeito certo nessa terra...

Rebeca Kim disse...

Vinicius, muito prazer, seja muito bem vindo! muito obrigada e volte sempre =)

tio Claudio, o que ocasionou foram varias pequenas coisas que venho pensando e analisando desde muito tempo... mas agora to achando que herdei a fé no Brasil de você mesmo!

Kamikaze, esperança é sempre a ultima que morre, e muitas vezes a mais necessaria!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O problema é que esperança sem ação não resolve, e às vezes nós acabamos tendo que agir por nós e pelos outros, e chega uma hora que decepciona ver que uns vão na pura burrice e outros na má vontade esperando para ser carregados nas costas...

Rebeca Kim disse...

já dizia Renato Russo: "será que vamos ter que responder pelos erros a mais?"

Fabiana Maria disse...

Oi, tava dando um rolé na net e achei seu blog, gostei muito do assunto e da maneira que você abordou ele, realmente você é uma menina diferente de tantas outras por aí, parabéns!

Rebeca Kim disse...

muito obrigada! mas não sou nada disso não rsrs sou uma menina comum... mas seja muito bem vinda ao meu blog e volte sempre!

cecilia disse...

Nossa que assunto polêmico !!! Só faltou o primo, o irmão ,o Rodrigo, rsrsr ....todos devem passar por aqui e postar . Que legal gente nova no pedaço !
Lutar sempre mesmo que não seja por você próprio ....sempre te falo isso . Brigamos pelos direitos dos deficientes e não pelos seus direitos...nunca desistir.

Rebeca Kim disse...

isso aí!