PESQUISAR

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exterminando degraus

Depois que entrei no colégio, no começo de 2007, Já patrocinei indiretamente (e ideologicamente) seis rampas e um elevador. Na primeira quarta-feira pós-ferias de julho, minha amiga falou, toda contente:
- Rebeca, fizeram uma rampa no caminho para a biblioteca!
Quase não acreditei, mas fui lá no mesmo dia para conferir. E lá estava!

O Caminho para a biblioteca é uma verdadeira saga: Ando até a metade de uma das extremidades do colégio, pego o elevador até o segundo andar, saindo do elevador ando o corredor inteiro em direção à extremidade oposta, até o prédio de Educação Infantil, subo o tal degrau que agora não existe mais, cruzo um corredor menor, desço um degrau menor, subo outro logo em seguida, entro na biblioteca e ainda subo mais um para o meu cantinho de estudos.

Final alternativo 1: Logo depois de entrar para o corredor menor vou para a direção oposta e entro na biblioteca das crianças menores, cruzo aquele mundo paralelo de fantasias, livros infantis e cadeiras pequeninas e subo mais um degrau e pronto. O problema é que essa opção fica trancada com chave e/ou lotada de crianças doidas.

Final alternativo 2: Sigo até metade do corredor menor da versão original e peço para alguém entrar na biblioteca e pedir para a bibliotecária abrir a porta que tem lá e então só subo um degrau. O problema é a logística da pessoa ir lá e eu ficar esperando e depois tentar abrir a porta com a maçaneta quebrada.

Final alternativo 3: Uma escada que vai do pátio do colégio até o andar da biblioteca, reta, direta, só que estreita (largura de uma pessoa) e muito inclinada. E depois mais dois degrais. Peguei esse caminho uma vez na vida pra nunca mais.

Mas enfim, o degrau que não existe mais era um degrau enorme (mesmo!) que fazia a ligação de um prédio com o outro, e agora é uma rampa que abrange todo o espaço do degrau, ou seja, ele não existe mais mesmo! É amarela e com uma inclinação boa.

Dias depois reparei que uma das saídas do colégio também foi completamente rampada (e inclinação boa também!). Antes eu tinha que sair pela entrada e se eu estivesse com um bando de gente, teria que encontrar todo mundo lá fora, mas isso nunca foi um transtorno muito grande.

- Pena que só fizeram isso agora, né? Segundo semestre do último ano! - Minha amiga disse.
- Pelo menos fizeram. - Eu respondi. - Ainda tenho alguns meses vindo pra cá duas vezes por semana e Cadu também tem muitos anos pra usar.

Acabei de contar mentalmente, ainda faltam uns 5 degraus a serem exterminados!

4 comentários:

cecilia disse...

Antes de sair do colégio passe essa missão para o Cadu realizar para os próximos cadeirantes !

Rebeca Kim disse...

acho que ele já entendeu!

kentsu disse...

Essa é uma das vitórias desde que você foi para o SVP! Os administradores também estão de parabéns pela sensibilidade!

Outro dia vi um documentário sobre as dificuldades de incluir alunos cegos nas escolas...

Ainda há necessidade de mais vitórias!

Rebeca Kim disse...

é mesmo! eu mesma vivo pensando em quanta coisa ainda tem que mudar, e penso que só porque não dá pra acessibilizar o mundo inteiro num estalar de dedos, isso nunca vai acontecer completamente. mas ao mesmo tempo, paro pra pensar no quanto meu colégio mudou em 6 anos que estudei lá e as vitórias acontecem no dia a dia, uma após a outra.