E eu totalmente entendo que vocês estranhem que eu só descobri isso agora, considerando o tipo de leitora maníaca que vocês devem saber que eu sou. Acontece que eu sempre tive uma memória muito boa, então quando eu gostava muito de um livro eu ia pegar pra ler de novo e eu lembrava de cada palavra e ia pulando mas eu achava muito chato porque eu simplesmente lembrava de tudo então eu tava perdendo meu tempo podendo ler um livro inédito (e essa parte de usar o tempo pra ler um livro novo eu continuo defendendo). O primeiro livro que eu reli foi "O Ataque do comando P.Q.", um livro que eu fui obrigada a ler na 6ª série e eu já falei dele aqui, fui ler de novo porque deu vontade. O segundo livro foi "Tudo por um Popstar" que é o meu preferido da Thalita Rebouças. Estão lançando uma peça teatral sobre o livro e por isso várias referencias são feitas no twitter e no facebook e eu comecei a me sentir idiota por não lembrar de muitos detalhes (Desfazendo mitos sobre mim: estou ficando velha e minha memória não está mais tão boa assim) de um livro que eu tenho tanto carinho durante tantos anos. Para os dois livros foi ótimo lê-los com uma visão totalmente diferente de quando eu tinha 13 anos e eu passei a gostar mais ainda dos dois. Eu sei que foram dois livros infantis, fáceis e rápidos de ler, mas foram dois livros que eu já li há tempo suficiente pra esquecer e que me deu vontade de ler de novo.
2. Sim, eu posso me desfazer dos meus livros
E aparentemente isso entra em conflito com o item acima, já que se eu aprendi a gostar de ler os livros de novo porquê iria me desfazer deles? Acontece que tem livro que eu sei que não vou ler de novo, definitivamente. Livros na linha de "coisas que toda garota deve saber", um auto-ajuda pra pré-adolescentes (que na época foi muito bom pra mim), simplesmente não me cabe mais. E os três primeiros volumes das Crônicas de Nárnia, porque eu tenho o volume único e nunca me desfiz dos separadinhos porque eles são lindos e eu ainda sonhava em ter a coleção inteira, mas a vontade de comprar livros novos no lugar de algo que eu já li fala mais alto então desisti desse sonho. Esses livrinhos de pré-adolescente não mudaram minha vida, mas por mais idiotas que eles sejam foram eles que de fato me jogaram pra dentro das livrarias em busca de cada vez mais livros.
Outra coisa que contribuiu para que eu não me desfizesse dos meus livros foi o fato de ter medo de entregá-los a alguém que não tivesse o mesmo carinho que eu. Quanto a isso estou tranquila: eles vão pra minha prima que tem 10 anos e tudo o que ela pediu de natal foram livros! Sim, to querendo criar uma versão mais nova de mim.
2 comentários:
O legal dos livros... é que são tudo aquilo que você falou... e algo mais! rsrsr
E é o leitor que decide!
E... por isso... é legal deixar um legado para sua prima! Para que ela também tenha o gostinho de decidir o que fazer... rsrsr
sim!!
Postar um comentário