PESQUISAR

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Indignação

Estava estudando sociologia, empenhada o máximo que meu espírito preguiçoso permite. O assunto era isolamento social, e eu simplesmente não fui capaz de continuar estudando depois de alguns absurdos que encontrei no meu próprio livro didático.
“(…) a timidez, o preconceito e a desconfiança podem levar o indivíduo a um isolamento semelhante ao dos deficientes físicos”
Então quer dizer que o meu livro de sociologia estava afirmando que os deficientes físicos são isolados da sociedade? E eu, enquanto estudante, teria de considerar aquilo como fato óbvio e comprovado?

Respirei fundo, e logo depois vi que estavam me indicando um outro texto sobre o assunto, fui na página indicada para conferir. O texto apontava os diferentes tipos de isolamento social:
Por isolamento orgânico, entendemos o isolamento que não é provocado por uma imposição externa, mas por certos defeitos ôrganicos do indivíduo, tais como a cegueira ou a surdez.”
Agora eu teria que aprender que uma pessoa surda ou cega, tem defeito e é isolada da sociedade. Vejam o porquê:
A consequência essencial de tais deficiências é a falta de certas experiências comuns ao indivíduo sadio. (…) As consequências de tais faltas de experiência farão com que o surdo, o cego e o tímido raramente sejam plenamente correspondidos por pessoas ‘normais’. Farão com que eles estejam em posição de inferioridade em toda espécie de comunicação pública, com que se tornem céticos, desconfiados e irritadiços e, portanto, que tenham menos possibilidades de escolher amigos e companheiros entre as pessoas que lhes estão próximas. (…) O indivíduo pode perder a esperança de obter uma posição normal e um lugar na vida.”
Diante disso, eu só consegui pensar em todo o esforço dos deficiêntes e de todas as pessoas que lutam para transformar completamente essas ideias. Esforço esse que, me deparando com essas colocações num livro didático, só posso pensar que foi todo em vão. E é isso mesmo, você luta pela igualdade, briga por seus direitos, tenta abrir os olhos das pessoas, e quando vai estudar como qualquer adolescente que quer passar no vestibular, encontra isso. Outra hipotese considerável é que o Brasil está tão despreparado para acabar com o preconceito, que nem mesmo a educação – vinda de um colégio entitulado de elite da cidade – luta para acabar com isso de uma vez por todas.

Para finalizar em grande estilo:
O compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) exprimiu isso muito bem quando afirmou: ‘Minha surdez obriga-me ao exílio”
Eu tenho mesmo que considerar palavras que se referem a Beethoven como um exemplo de pessoa com defeito e isolada da sociedade? Quem, em pleno século XXI, ainda considera Beethoven alguém inferior porque ele era surdo? Ou, será que alguém só o idolatra porque ele era um compositor surdo?

8 comentários:

mãe disse...

Mais uma vez lhe digo : lute ...lute ...lute sempre. E voce mais uma vez irá me dizer : não tem jeito ! É claro que tem !!! Voce é uma adolescente muito inteligente ( mais até do que eu pensava ) e pode expressar esse seu pensamento primeiramente em sala de aula contestando com o seu professor e fazendo mudar a cabeça de 40 adolescente sem nada no cérebro, depois procure o nome desse escritor e passe um email para ele mostrando seu ponto de vista de uma adolescente NERD e deficiente que graças ao nosso bom Deus voce é mais que especial e que nada te impede de estar inserida numa sociedade e que muito pelo contrário ,voce é muito sociável e intrusa em todos os acontecimentos . Te amo.

Rebeca Kim disse...

não sou nerd, e nem intrusa, mas obrigada pela tentativa de elogio!! HAHAHA te amo

Claudio disse...

Imagino que a sociologia, assim como a história, e outras "estorias" são contadas na visão de quem as escreveu... E as vezes, inocentemente, acabamos repetindo o que escreveram ou escutamos; no caso da escola,um caso mais sério, recomendando um livro didático que formará novas consciências...
Você já reparou como a maioria dos filmes que vemos mostra o americano como mocinho e o "resto" como bandido ? Como o estudante do Irã deve estudar história contemporânea ? Certamente, a história sempre é escrita sob o enfoque do poder.
Eu, velho, não posso deixar de admirar a profundidade do seu texto... e concordo com comentário anterior... de enviá-lo para a professora e também para o autor do livro...
Quem sabe, você será uma das pessoas que contribuirá para os novos livros didáticos de sociologia.

mãe disse...

não foi tentativa de elogio e sim mais uma vez tento fazer aquele barraco!!! Quando eu fiz aquela pós , eu sempre rebatia e discutia com os professores a respeito dos casos clínicos , pois eu era Fono e sempre trabalhei na minha área e eles eram simples conhecedores de teorias ...quero sempre te mostrar que é muito importante brigar pelos seus direitos ...beijos e boa noite.

Cláudio disse...

"oia" eu novamente... rsrsrs... Como eu sou um eterno aprendiz, fui pesquisar algo mais sobre o assunto e achei essa frase num blog, muito legal:
"... Acreditamos na máxima: Todo ponto de vista é a vista de um determinado ponto, assim as opinões contrárias serão respeitadas, refletidas, digeridas, com o intuíto de buscar sempre o crescimento do ser humano."
Não avancei mais e vim correndo blogar aqui... Podemos buscar nosso crescimento ampliando os pontos de vista!

Rebeca Kim disse...

com certeza!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Sociologia e filosofia acabam sendo matérias menosprezadas na grade curricular brasileira, então qualquer maconheiro defensor de bandido e metido a intelectual acaba escrevendo baboseiras desse tipo e sendo levado em conta como "cientista social", quando na verdade não passa de um subversivo querendo legitimar preconceitos e revanchismos.

Rebeca Kim disse...

E isso só ajuda para elas continuarem sendo cada vez mais menosprezadas...