PESQUISAR

domingo, 9 de maio de 2010

Luciana.

Sempre fui noveleira demais, desde pequena assistia aquelas novelas mexicanas do SBT, continuo vendo malhação, sonho com os personagens e torço para que elas nunca acabem. Dessa vez, não foi diferente. Quando soube que na novela ia ter uma personagem cadeirante, odiei a ideia. Eu gostava daquela novela, mas sabia que provavelmente eu iria deixar de gostar, pois todos os personagens cadeirantes vistos anteriormente foram nada mais, nada menos que péssimos.

Mas, meu pessimismo não falou mais alto, ainda bem. A Luciana tem mil lados positivos, desde a escolha da atriz até o adesivo colado nas costas daquela cadeira lilás. E fico radiante ao lembrar como se desenvolveu a personagem. Primeiro, aquela modelo mimada, que vivia dando xilique por tudo. E depois, a tragédia. Junto com ela, todo aquele drama e revolta da personagem. E então, o terrível dilema de voltar a andar ou não. Hoje, observa-se uma perspectiva completamente diferente e inesperada. Luciana, uma cadeirante sorridente, apaixonada, menos mimada, e em suma, uma pessoa muito melhor.

Me surpreendi ao ver que uma cadeirante está na boca do povo, mas não sendo vista como uma pessoa merecedora de pena do Brasil inteiro, nem sendo vista como um exemplo de vida por apenas viver. Muitos a veêm como uma personagem normal, uma mocinha de novela por quem todos torcem para ter um final feliz. Me surpreendi ao ver eu mesma esquecendo-me que ela não é real. E nessas últimas semanas, me surpreendi comigo mesma novamente por a cada capítulo desejar que a novela não acabe.

Ela conseguiu. Ela mudou opniões, ampliou visões, cativou e agradou milhões. Claro que isso não é a solução para todos os problemas enfrentados pelos cadeirantes, mas é com certeza um marco. Espero que cadeirantes na ficção sejam cada vez mais normais, inclusive os atores naturalmente cadeirantes. Aliás, não só cadeirantes, como todo tipo de deficiente físico. Mas, sempre que o assunto vier a tona, aposto que a Luciana vai ser sempre citada. Eu vou sentir saudades, Lu.

2 comentários:

Cláudio disse...

Soube, no Blog do Jairo, que Flávia Cintra estará participando como reporter no Fantástico! É Fantástico! E veio de encontro ao que você escreveu! Legal!

Rebeca Kim disse...

é mesmo!! Adoreeei a Flavia no fantastico!