PESQUISAR

sábado, 24 de setembro de 2011

Solidariedade no Japão

"Engenheiros e outros profissionais aposentados, com mais de 60 anos, formaram o grupo “Unidade dos Veteranos Hábeis” no Japão e se apresentaram voluntariamente para enfrentar a crise nuclear gerada pelo desastre na usina de Fukushima, atingida pelo tsunami em março. Eles consideram mais ‘justo’ que eles enfrentem a radiação, já que terão menos chance de desenvolver câncer, do que os jovens que, atualmente são a maioria dos são trabalhadores no complexo.  
Um dos mentores da ideia, o engenheiro aposentado Yasuteru Yamada, de 72 anos,  diz que o grupo não é suicida. “Não somos kamikazes”, diz Yamada se referindo aos pilotos suicidas da Segunda Guerra Mundial. Para ele, “kamikazes não têm gerenciamento de riscos. Eles morrem, mas nós vamos voltar”.
A usina de Fukushima ainda espalha irradiação. Já se passaram três meses desde as explosões que destruíram o complexo nuclear e a operadora sa usina já admite a possibilidade de derretimento em três reatores. A maioria dos funcionários que tentam controlar o vazamento na usina ainda são jovens e, por isso, terão mais chances de desenvolver câncer. 
“Em média, eu provavelmente terei mais 13 a 15 anos de vida”, conta Yamada. “Mesmo se eu for exposto à radiação, o câncer precisará de 20 ou 30 anos para se desenvolver, portanto, nós, mais velhos, temos menos chances de ter câncer”, disse o engenheiro aposentado. O prazo para fechar e desligar definitivamente a usina via até janeiro de 2012. A desmontagem pode levar anos."

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/aposentados-japoneses-se-oferecem-para-trabalhar-em-fukushima/

3 comentários:

kentsu disse...

É emocionante ainda existir gente assim! Almas nobres!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Enquanto isso aqui na república das bananas tem uns velhos rabugentos que ficam querendo regalias por causa dos cabelos brancos (isso quando ainda tem cabelo para ficar branco), e às vezes até discriminam deficientes em filas de atendimento prioritário (eu já vi isso acontecer algumas vezes) além de serem desaforados e ficarem querendo atrapalhar a vida de gente em idade "economicamente ativa".

Rebeca Kim disse...

Emocionante demais!! Não tem nem comparação!!