PESQUISAR

terça-feira, 21 de junho de 2011

A liberdade prometida

Foi na última sexta-feira, estávamos num barzinho com um clima bem legal, à noite, eu, minha mãe, meu pai, meu irmão e tia Anna.

Tia Anna foi a coordenadora do meu grupo de dança, na época em que o mesmo esteve ativo, e que até hoje é uma grande amiga que nós não viamos há muito tempo.

Ela trabalha na UFF, e estava dizendo que há um projeto para construção de prédios novos para as faculdades, totalmente acessíveis. A finalização da obra é exatamente no ano que eu pretendo estar na faculdade. Muito legal, né? Pois é, também acho.

- Se você passar pra UFF, te dou um carro. – Ouvi minha mãe se manifestar, e tive que repassar a frase várias vezes na minha memória pra ter certeza que ela realmente tinha dito isso.

Essa única frase me pareceu a solução para toda a minha vida, como se eu não precisasse de mais nada: Só estudar e esperar passar 1 ano e meio.

Agora, para tentar voltar atrás do que ela disse, minha mãe está dizendo que eu não vou conseguir passar na autoescola. Mas isso nós vamos descobrir.

Hoje vi um filme que traduz exatamente isso que eu vivo falando aqui, e vale a pena ver: Inside I’m Dancing. É um filme que não é conhecido, de 2004. Conta a história de um cadeirante muito louco que foi parar numa casa tipo um asilo para deficientes, mas ficou louco para sair de lá e viver sozinho. Fez amizade com um outro cadeirante e os dois foram aloprando por aí, muito bons.
Para vocês fica o trailer do filme, que infelizmente não tem legenda, mas enfim:

13 comentários:

mãe do blog disse...

até falei mesmo que te daria um carro e te dou mesmo .... mas não falei que voce não passaria na auto escola ....falei que é difícil !!!!! Mas eu passei de primeira !!!!! Mas não passei na UFF !!!! rsrsrsrs Boa sorte !!!! Good luck !!!! Mary Christmas !!!!

kentsu disse...

Vejam o filme! É muitooo bom!
E... colaborem com R$ 1 para o carro da Rebeca!!!

Rebeca Kim disse...

mary christmas???? primeiro que é MERRY, segundo que estamos em junho!! calma aí!!

1 real? poxa...

mãe da dona do blog disse...

Por isso que eu coloquei Mary....até chegar em dezembro vira Merry....

1 real até passar na UFF e na auto-escola já virou um Fusca .

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Partindo do pressuposto de aproveitar a isenção de alguns impostos vale a pena dar uma olhada nos 0km. Vai sair ainda esse ano uma versão do Renault Sandero com câmbio automático, por mais que os câmbios automáticos franceses sejam bastante criticados eu acho que vem coisa boa, já que a Renault anda usando alguns câmbios da Nissan. No teu caso compensa bastante o câmbio automático, apesar de ser um pouco mais "beberrão" é mais simples e barato para adaptar, sem correr o risco de ficar na mão se der algum problema com um daqueles sistemas de embreagem automatizada. A proósito: se não for resistir à tentação de converter para gás natural e aproveitar o desconto no IPVA nem olha esses modelos com câmbio "automatizado" (Dualogic, I-Motion ou Easytronic), mesmo sendo mais resistentes e até mais fáceis de mexer que um câmbio manual convencional, quando chega nos controladores eletrônicos é bucha.

Rebeca Kim disse...

Ouviu o Kamikazi, mãe? 0km ;)

cecilia disse...

Ele é seu puxa-saco !!! Eu falei num Fusca e ele quer logo um Sandero 0km...com câmbio automático????rsrsrsrsr

Rebeca Kim disse...

eu quero algo que me leve aos lugares, só pra mostrar que não sou exigente!!

kentsu disse...

É isso mesmo! Nada de exigente aos extremos...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Diz pra tua mãe que não é puxa-saquismo, é questão de ordem técnica, eu saí da engenharia mas a engenharia não saiu de mim... Mas mesmo um fusquinha pode ser adaptado, a algum tempo atrás saiu uma reportagem na revista Fusca & Cia. sobre um Fusca adaptado por um mecânico que era ele próprio um cadeirante. Mas acertar a velocidade de liberação das eletroválvulas do automatizador de embreagem é sempre um porre, e como a maioria dos sistemas de controle manual de acelerador e freio sendo com aquela alavanca simples de puxar para acelerar e empurrar para frear fica um pouco mais crítico a questão da embreagem, para o veículo não recuar ao iniciar a movimentação ao subir uma ladeira. Uma vez eu estava na casa da minha avó paterna, que fica bem no começo de uma ladeira, e observei um Corsa lotado e com o símbolo internacional de acessibilidade fixado no parabrisa fumando a embreagem depois de dar uma pequena recuada no começo da ladeira, já que teve que reduzir para a 1a marcha para poder subir. E como tu não iria poder usar os pés para tentar usar ao mesmo tempo os pedais de freio e acelerador (punta-tacco) e eu não recomendaria segurar o carro no freio de mão para não ter que deixar o volante totalmente solto nem ficar acelerando e cortando para "segurar" na embreagem, não dá para dizer que um automático é ruim, já que eles tendem a bloquear o recuo direto no conversor de torque. Até tem umas daquelas alavancas que incorporam uma trava que só libera o freio na hora que o veículo começa a se movimentar, mas ainda são menos comuns e geralmente mais direcionadas a sistemas com acelerador e freio independentes como naqueles sistemas da Guidosimplex com acelerador acionado por um aro no volante e freio por alavanca. Quando eu ainda morava em Santa Catarina eu cheguei a conversar com um gaúcho que tinha sequela de poliomielite e usava esse sistema da Guidosimplex num Hyundai Accent '95 rosa-danoninho (que fique bem claro que ele torce por aquele time do aterro do Guaíba, e não pelo Imortal Tricolor) com câmbio automático (que ele já comprou usado depois do Fiat Uno que ele tinha antes pegar fogo, mas pelo menos conseguiu salvar a adaptação e "transplantar" para o Hyundai), e me disse que apesar de ser mais caro que aquelas alavancas "universais" (que hoje devem estar custando em torno de $800) é mais seguro. Mas outra opção que me parece interessante é o sistema "francês", com uma alavanca-satélite que fica atrás do volante, bem integrada visualmente com as alavancas-satélite que acionam os comandos de iluminação e de limpadores de parabrisa e pode ser acionada puxando tanto com a mão esquerda quanto pela direita, e outra posicionada à direita para acionar o freio empurrando para baixo, numa posição intermediária entre o acelerador e a alavanca de câmbio.

http://4.bp.blogspot.com/-t5hrzMwmnjY/TgBqI_WnnXI/AAAAAAAAAWs/f9jYkAmJeeo/s1600/french_controls.jpg

http://cripplerooster.blogspot.com/2010/12/acessibilidade-em-veiculos-para.html - nessa postagem que eu fiz tem um vídeo que mostra uma "imitação" do sistema francês feita na Itália pela Kivi Allestimenti, que agora tem como opcional controle eletrônico do acelerador, mas que só é compatível com modelos mais atuais originalmente equipados com acelerador eletrônico. Mas do lado de cá do Atlântico o jeito mais fácil (ou menos difícil) seria tentar entrar em contato com a Hand Drive, empresa de São Paulo especializada em adaptações e que até faz algumas adaptações "customizadas" de acordo com a preferência do usuário.

Rebeca Kim disse...

caramba!! que aulão!! rsrs

cecilia disse...

Arrebentou !!!! Nem falo mais nada ....só quero meu Hondinha ano que vem ....

Rebeca Kim disse...

yessssssssssss! NOSSO honda.